sábado, 5 de fevereiro de 2011

Quem é nosso Senhor Jesus Cristo

1 - JESUS - o vocábulo JESUS designa, fundamentalmente, o nome íntimo e pessoal do Filho de Deus "que ... veio ao mundo para salvar os pecadores". Esse nome é o que mais freqüentemente se lê nos evangelhos e é empregado no Novo Testamento de uma maneira que tem sentido especial.

Como nome completo, Jesus Cristo realmente se compõe de nome próprio, Jesus, e um titulo, Cristo, que se ligam de uma forma nova e sem igual É, portanto, a fórmula que expressa a fé da parte dos cristãos em todos os tempos em Jesus de Nazaré, como Mestre e Senhor Rei, Salvador e Redentor Universal que Deus prometeu ao seu povo, Israel. Esta fórmula galgou uma significância central permanente para todas as gerações Subseqüentes de cristãos, como declaração apropriada do objeto da sua fé. Como fórmula técnica "iesous" é a forma grega do antigo nome judaico "yesua", forma esta que se obtém mediante a transcrição do hebraico, acrescentando-se um "s" para facilitar a declinação. Por sua vez, "yesua", vem da raiz hebraica "Jehoschua", que significa ajudar, salvar, etc. Ele é chamado de "Jesua" (Ara), daí vem o nome Jesus e suas formas de expressão. Em português, por exemplo, o nome expressa uma significação especial, tendo cada letra uma dimensão infinita.

'J' - Justiça nossa . Jr cap 23:6;

"E" - Emanuel (Deus Conosco) Is cap 7: 14; Mt 1:23;

"S" - Salvador do mundo Lc cap 2: 11; At 4;12:

"U" – Unigênito do Pai Jo cap 3:18

"5" - Sumo Sacerdote Sl 110:4; Hb 5:10

Para os judeus o nome expressava a natureza profunda do ser que carrega. Por isso a criação só está completa no momento em que aquilo que veio à existência recebe o nome - Gn 2: 19. Portanto, o nome é dado para fazer conhecer aquilo que por expressa ordem de Deus veio à existência real-1 Sm 24:22: II Rs 14:27; Jo 18: 17; SI. 83:5; Is,14:22; Sf 1:4. Do ponto de vista divino de observação, o nome de Deus é O nome por Excelência - Zc 14:9 ao ponto de por temor religioso, Deus pode ser chamado simplesmente "o nome". Assim também, o nome de Jesus é o nome por Excelência! - Fp 2:9,10 que veio à existência para expressar a natureza profunda do Filho de Deus como salvador da Humanidade - Mt 1:21.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

LAODICÊIA

LAODICÊIA


"Ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Estas cousas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus." (Apocalipse 3.14.)



A IGREJA DE LAODICEIA. Algumas versões dizem "igreja dos Iaodicenses", tendo o apoio do original. Essas cartas são notavelmente precisas, até mesmo nos menores detalhes, na descrição que apresentam das características próprias dos tempos. Essa é a igreja final, e representa a Igreja dos últimos dias da história eclesiástica sobre a face da terra.

Duas das igrejas anteriores enfrentavam o problema dos nicolaítas o controle sacerdotal sobre os chamados "leigos". Laodicéia, entretanto, é a igreja onde o povo que ocupa os bancos controla o púlpito. É a igreja popular, e tudo que não é popular simplesmente não é mencionado do púlpito. Os pregadores pregam em grande estilo e seu objetivo principal é encher de gente os templos. Os pastores são classificados de acordo com sua capacidade de atrair multidões e de levantar dinheiro. Essa igreja prefere pessoas "simpáticas" ao público, e não testemunhas legítimas. A igreja dos laodicenses. É admirável como a descrição de Cristo sempre se enquadra dentro das circunstâncias peculiares de cada igreja. À igreja que deixou de ser fiel testemunha da verdade, o Senhor Jesus se apresenta como a testemunha fiel e verdadeira. Algumas igrejas são

quase tão bem sucedidas em conservar sua gente na ignorância.

MORNO. A água fria é boa. A água quente também é. Água morna, porém é um vomitório, isso descreve o senso de náusea que toma conta do Juiz supremo ao contemplar essa igreja. “ . . . estou a ponto de vomitar-te da minha boca". Essa igreja será definitiva e completamente rejeitada como igreja, e qualquer apelo existente na carta a Laodicéia não é dirigida à igreja como um todo, e, sim, a indivíduos isolados. "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa. e cearei com ele e ele comigo." (Apocalipse 3.20) .

Aqui vemos uma chamada igreja cristã, com Cristo do lado de fora; uma igreja que não acredita em Cristo. É mais honroso ser um ateu declarado do que ser um membro incrédulo de uma igreja evangélica. A queixa de Jesus contra os fariseus era contra a hipocrisia deles. (Ver Mateus 23.25-33.)1 O modernismo é hipocrisia desenfreada. Utiliza a terminologia bíblica, o cerimonialismo cristão, os hinos espirituais, e se vale de templos dedicados à adoração a Cristo - e tudo isso como expressão e disseminação da mais declarada incredulidade.

" ... pois dizes: Estou rico e abastado, e não preciso de cousa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja. manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os teus olhos, a fim de que vejas. Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso, e arrepende-te." (Apocalipse 3.17-19.)

UMA IGREJA RICA, CONTUDO POBRE. A tendência atual é em direção à unificação e à consolidação. O resultado disso é templos caríssimos, completamente equipados com tudo quanto se possa imaginar em matéria de conforto e conveniência; toda a pompa de um culto ritualístico; todos os elementos necessários à vida social e recreacional da comunidade inteira. " ... e não preciso de causa alguma ... " Essa igreja não percebe sua própria condição de miserabilidade. É rica, é bem verdade, mas essa riqueza é toda de bens do mundo. Não é rica de tesouros no céu. É cega. Gloria-se em seu intelecto e em suas superiores vantagens educacionais. Gasta milhões em instituições educacionais; e no entanto pouco ou nada sabe da Palavra de Deus e do plano de Deus para os séculos.

E NUA. Tendo a sua própria justiça, não participa da justiça de Cristo. Isaías disse: "Mas todos nós somos como o imundo...”





quinta-feira, 11 de novembro de 2010

É tempo de vigiar e estar sóbrios

Deus está chamando o seu povo para vigiar e ser sóbrio que o dia da destruição se aproxima. “Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios” (I Tessalonicenses 5:6). Paulo exorta os irmãos: “Vós... já não estais em trevas”... vós sois filho da luz, e filhos do dia. Nós não somos da noite, nem das trevas”, (I Tessalonicenses 5:4-5) o que ele está dizendo é: Aquilo que é para o mundo uma trágica noite de trevas e destruição, é o raiar de um novo dia para que vocês que vigiam e são sóbrios. Este dia de trevas e juízo nada tem a ver conosco!.

Tão certo como não somos deste mundo, não estamos destinados para trevas e destruição, “pois Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo”. (I Tessalonicenses 5:9)

Quando as dores de parto aumentam, isso significa algo glorioso para a noiva de Cristo! Esta a crise mais próxima do lar, é sua contagem regressiva para a destruição, é a nossa contagem regressiva para a gloria! Eles chorarão e rangerão os dentes, nos regozijaremos e daremos brados de alegria! Os que são filhos dessa densa escuridão, desta noite de destruição, estão embriagados e dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite” (I Tessalonicenses 5:7). “Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios” (v.8). isto relaciona-se com qualquer tipo ele embriaguez terrena. (embriagar)significa “excitar o espírito humano a um nível de febre alta. Esta é uma poderosa advertência que o apostolo Paulo nos faz. Ele avisou-nos para que não excitemos com coisas terrenas as vésperas da destruição não nos intoxicarmos, embriagarmos, por nada senão Cristo.

Devemos ocupar-nos até que ele venha... Devemos se diligentes...



Deus vós abençoe

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O pecado e suas consequências

O PECADO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Precisamos recordar que Deus sendo onisciente, sabia que o homem O negaria. Mesmo assim, levou avante o Seu plano de criação. O Senhor desejava ver toda a Sua criação, domina­da por um ser que possui-se a Sua imagem e semelhança. Nos cálculos Divinos, valia a pena "arriscar", mesmo sabendo que a reconciliação custaria à morte de Jesus.
Estudemos pois, as conseqüências do pecado de Adão e suas implicações em nossas vidas.

EM QUE CONSISTIU O PECADO DE ADÃO?
Seu pecado foi a desobediência à Palavra de Deus. Adão quis controlar seu próprio destino e deliberadamente se retirou das mãos de Deus.
QUANTOS TIPOS DE PECADO EXISTEM?
Dois. O pecado original, praticado por Adão e os demais dele decorrentes, praticados pelo homem, em razão da natureza pecaminosa herdada por ele. Romanos 2:23

QUE CONDENAÇÃO SOFREU A HUMANIDADE EM CONSEOUENCIA DO PECADO?  
Em conseqüência do pecado ·de nossos primeiros pais (Adão e Eva), recebemos a herança que eles nos deixaram.
Romanos 5:12.

ESSA MORTE ERA física OU ESPIRITUAL?
Ambas. Quando Deus disse em Gênesis 2:17 " ... certa­mente morrerás", não quiz significar apenas a morte fí­sica, pois se essa fosse a única penalidade, o homem pa­garia o preço de seu pecado ao morrer, porém, abrangeu também a segunda morte, a espiritual, ou seja, a morte eterna da ai ma, cuja redenção é feita por Jesus Cristo.
QUE DIFERENÇA HÁ ENTRE VIDA E MORTE FISI­CA, ESPIRITUAL E ETERNA?
Vida física é a vida do nosso corpo humano. Morte física é a morte do nosso corpo humano.
Vida espiritual é a vida em comunhão com Deus. Morte espiritual é a vida afastada de Deus.
Vida eterna é o estado futuro dos salvos, após a morte física.
Morte eterna é o estado futuro dos não salvos, após a morte física.
DEUS ESTAVA CIENTE DE QUE O HOMEM PECA­RIA?
Sim. Se Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança, não poderia despojá-la de sua vontade própria, ou ele deixaria de ser homem para Tornou-se num boneco. Pela escolha, o ser humano acerta ou erra, assim, sua alma, personalidade e caráter aprende e se aperfeiçoa.
POR QUE DEUS CONCEDEU AO HOMEM O LIVRE ARBITRIO?
Porque o homem estava destinado a dominar a Terra e não poderia faze-Ia, sendo apenas um irracional ou um autômato. O livre arbítrio é uma dádiva Divina, pela qual, o ser humano pode escolher pensar e até rejeitar e desobedecer ao Seu Criador. Entretanto, antes do ho­mem fazer sua escolha, Deus lhe esclarece quanto às conseqüências de suas decisões, sejam elas boas ou más. Por­tanto, o homem sabe o que está fazendo, sujeitando-se assim, a receber honra ou condenação. Romanos 2:11 a 16.
COMO SE PROCESSA O PECADO?
Começa pela cobiça ou desejo pecaminoso. O ser humano passa a cobiçar algo ou alguém. Essa cobiça o atrai e se­duz, levando-o a praticar aquilo que pensou. Desta for­ma, ele peca por pensamentos, palavras e obras. Isto uma vez consumado gera a morte. Tiago 1:13 a 15.
Todo o pecado se inicia na mente. Ao surgir um pensa­mento agradável, porém ilícito, o homem o alimenta, em vez de Expulsa-lo. A seguir vem a tentação de cometer o ato gerado pelo pensamento, o qual é sempre premedita­do. O pecado é a transgressão "intencional", de uma lei escrita ou da consciência.
COMO ESCAPAR DO PODER DO PECADO E DA MORTE ETERNA?
Seguindo a doutrina de Cristo, ensinada em Hebreus 6:1 e 2, ou seja: arrependimento, em Deus, batismos (nas águas e nO Espírito. Santo), etc. 

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Quem é nosso Senhor Jesus Cristo

Quem é nosso Senhor Jesus Cristo

1 - JESUS - o vocábulo JESUS designa, fundamentalmente, o nome íntimo e pessoal do Filho de Deus "que ... veio ao mundo para salvar os pecadores". Esse nome é o que mais freqüentemente se lê nos evangelhos e é empregado no Novo Testamento de uma maneira que tem sentido especial.
Como nome completo, Jesus Cristo realmente se compõe de nome próprio, Jesus, e um titulo, Cristo, que se ligam de uma forma nova e sem igual É, portanto, a fórmula que expressa a fé da parte dos cristãos em todos os tempos em Jesus de Nazaré, como Mestre e Senhor Rei, Salvador e Redentor Universal que Deus prometeu ao seu povo, Israel. Esta fórmula galgou uma significância central permanente para todas as gerações Subseqüentes de cristãos, como declaração apropriada do objeto da sua fé. Como fórmula técnica "iesous" é a forma grega do antigo nome judaico "yesua", forma esta que se obtém mediante a transcrição do hebraico, acrescentando-se um "s" para facilitar a declinação. Por sua vez, "yesua", vem da raiz hebraica "Jehoschua", que significa ajudar, salvar, etc. Ele é chamado de "Jesua" (Ara), daí vem o nome Jesus e suas formas de expressão. Em português, por exemplo, o nome expressa uma significação especial, tendo cada letra uma dimensão infinita.
                                                               'J' - Justiça nossa .               Jr cap 23:6;
"E" - Emanuel (Deus Conosco)             Is cap 7: 14; Mt 1:23;
                                                               "S" - Salvador do mundo       Lc cap 2: 11; At 4;12:
                                                               "U" – Unigênito do Pai         Jo cap 3:18
                                                               "5" - Sumo Sacerdote            Sl 110:4; Hb 5:10
Para os judeus o nome expressava a natureza profunda do ser que carrega. Por isso a criação só está completa no momento em que aquilo que veio à existência recebe o nome - Gn 2: 19. Portanto, o nome é dado para fazer conhecer aquilo que por expressa ordem de Deus veio à existência real-1 Sm 24:22: II Rs 14:27; Jo 18: 17; SI. 83:5; Is,14:22; Sf 1:4. Do ponto de vista divino de observação, o nome de Deus é O nome por Excelência - Zc 14:9 ao ponto de por temor religioso, Deus pode ser chamado simplesmente "o nome". Assim também, o nome de Jesus é o nome por Excelência! - Fp 2:9,10 que veio à existência para expressar a natureza profunda do Filho de Deus como salvador da Humanidade - Mt 1:21.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

O PECADO
As escrituras declaram, e a experiência humana comprova que o pecado é um fruto inconstante. O pecado é um vírus que atingiu toda a raça humana. É uma chaga universal, é um tormento coletivo. Somente Jesus pode libertar o homem de seus funestos efeitos. O pecado é uma realidade que leva o homem a pratica do mal e como conseqüências gera a opressão. A Luta, a guerra, o sofrimento, e por fim a morte. O Sl 51:1·10 Davi pede misericórdia a Deus pelas suas transgressões, a realidade do pecado, depois que o pecado entrou no mundo. Rm 5:12 o ser humano vendeu-se ao pecado Rm. 7:14 e cada criatura passou a nascer em iniqüidade Sl 51:5; por isso é que Jesus, vindo a este mundo nos encontrou mortos nos nossos delitos e pecados; Ef.2:1 definição de pecado, existem diversos termos que são usados para definir o que vem a ser pecado. A expressão mais comum é errar o alvo, errar o caminho, ser achado em falta, ou então perversidade, tortuosidade, e também pode ser interpretado com mal, exprimindo o pensamento de violência; realidade da ação de pecado. O pecado não é um mito ou uma intervenção para amedrontar o ser humano, mais é uma realidade que opera na vida do homem. Todo homem nasce em pecado.
O pecado age realmente na vida do homem e o domina de tal maneira que por si mesmo ninguém tem condições de livrar-se desse mal. Deus visita a iniqüidade dos pais nos filhos (Ex 34:7). O pecado separa o homem de Deus, (Is 59:2) o diabo conseguiu o seu intento, que não era outro senão o destruir a comunhão maravilhosa Que existia entre Deus e o homem (Gn 3:8) desde aquela data em que Adão e Eva deram ouvidos á serpente que foi usada. Por satanás, o homem perdeu a sua condição privilegiada ficando então privado da companhia do Criador e da misericórdia de Deus (Sl 51:1), (Lm 3:22·23) a lavagem Espiritual (Sl 51:2ª-7b) está é a lavagem da recuperação de que fala Paulo (Tt 3:5), (S. Jo 3-5) a purificação pelo sangue do cordeiro, (S. J. 1:29), (Hb 9:22) um novo coração (Sl 51:10), (Rm 6:4), (Cor 5:17) o Senhor Jesus se manifesta para destruir as obras de satanás (I Jo 3:3-10.)