quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O pecado e suas consequências

O PECADO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Precisamos recordar que Deus sendo onisciente, sabia que o homem O negaria. Mesmo assim, levou avante o Seu plano de criação. O Senhor desejava ver toda a Sua criação, domina­da por um ser que possui-se a Sua imagem e semelhança. Nos cálculos Divinos, valia a pena "arriscar", mesmo sabendo que a reconciliação custaria à morte de Jesus.
Estudemos pois, as conseqüências do pecado de Adão e suas implicações em nossas vidas.

EM QUE CONSISTIU O PECADO DE ADÃO?
Seu pecado foi a desobediência à Palavra de Deus. Adão quis controlar seu próprio destino e deliberadamente se retirou das mãos de Deus.
QUANTOS TIPOS DE PECADO EXISTEM?
Dois. O pecado original, praticado por Adão e os demais dele decorrentes, praticados pelo homem, em razão da natureza pecaminosa herdada por ele. Romanos 2:23

QUE CONDENAÇÃO SOFREU A HUMANIDADE EM CONSEOUENCIA DO PECADO?  
Em conseqüência do pecado ·de nossos primeiros pais (Adão e Eva), recebemos a herança que eles nos deixaram.
Romanos 5:12.

ESSA MORTE ERA física OU ESPIRITUAL?
Ambas. Quando Deus disse em Gênesis 2:17 " ... certa­mente morrerás", não quiz significar apenas a morte fí­sica, pois se essa fosse a única penalidade, o homem pa­garia o preço de seu pecado ao morrer, porém, abrangeu também a segunda morte, a espiritual, ou seja, a morte eterna da ai ma, cuja redenção é feita por Jesus Cristo.
QUE DIFERENÇA HÁ ENTRE VIDA E MORTE FISI­CA, ESPIRITUAL E ETERNA?
Vida física é a vida do nosso corpo humano. Morte física é a morte do nosso corpo humano.
Vida espiritual é a vida em comunhão com Deus. Morte espiritual é a vida afastada de Deus.
Vida eterna é o estado futuro dos salvos, após a morte física.
Morte eterna é o estado futuro dos não salvos, após a morte física.
DEUS ESTAVA CIENTE DE QUE O HOMEM PECA­RIA?
Sim. Se Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança, não poderia despojá-la de sua vontade própria, ou ele deixaria de ser homem para Tornou-se num boneco. Pela escolha, o ser humano acerta ou erra, assim, sua alma, personalidade e caráter aprende e se aperfeiçoa.
POR QUE DEUS CONCEDEU AO HOMEM O LIVRE ARBITRIO?
Porque o homem estava destinado a dominar a Terra e não poderia faze-Ia, sendo apenas um irracional ou um autômato. O livre arbítrio é uma dádiva Divina, pela qual, o ser humano pode escolher pensar e até rejeitar e desobedecer ao Seu Criador. Entretanto, antes do ho­mem fazer sua escolha, Deus lhe esclarece quanto às conseqüências de suas decisões, sejam elas boas ou más. Por­tanto, o homem sabe o que está fazendo, sujeitando-se assim, a receber honra ou condenação. Romanos 2:11 a 16.
COMO SE PROCESSA O PECADO?
Começa pela cobiça ou desejo pecaminoso. O ser humano passa a cobiçar algo ou alguém. Essa cobiça o atrai e se­duz, levando-o a praticar aquilo que pensou. Desta for­ma, ele peca por pensamentos, palavras e obras. Isto uma vez consumado gera a morte. Tiago 1:13 a 15.
Todo o pecado se inicia na mente. Ao surgir um pensa­mento agradável, porém ilícito, o homem o alimenta, em vez de Expulsa-lo. A seguir vem a tentação de cometer o ato gerado pelo pensamento, o qual é sempre premedita­do. O pecado é a transgressão "intencional", de uma lei escrita ou da consciência.
COMO ESCAPAR DO PODER DO PECADO E DA MORTE ETERNA?
Seguindo a doutrina de Cristo, ensinada em Hebreus 6:1 e 2, ou seja: arrependimento, em Deus, batismos (nas águas e nO Espírito. Santo), etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário